PROGRAMA BILÍNGUE

Nós adotamos o Bilingual School, um programa bilíngue em parceria com o Systemic, o primeiro programa de ensino bilíngue no Brasil que há mais de 16 anos faz sucesso nas escolas brasileiras. O programa utiliza a interdisciplinaridade como base e aborda assuntos dentro da matemática, ciências, artes, história, geografia, culinária e educação física integrando o conteúdo dessas matérias ao ensino de língua estrangeira de modo natural. A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação e instrução. Todos os alunos do 1º ao 7º anos podem participar do programa.

Systemic não é uma escola de idiomas dentro do colégio, mas um programa bilíngue totalmente integrado à proposta político-pedagógica do Pollux. A proposta não é apenas ensinar inglês, mas ensinar em inglês e isso faz a maior diferença porque o aluno aprende a falar em outro idioma sem esforço, sem tradução e de forma natural, da mesma maneira que aprendeu português.

Veja alguns dos benefícios para os alunos:

• Desenvolvimento natural da língua estrangeira em um processo que leva à fluência ao final do programa;
  • Aumento da autoconfiança e da segurança para se comunicar no idioma em qualquer situação, dentro ou fora do Brasil;
  • Vivência do idioma em um contexto rico em atividades variadas, desenhadas para potencializar habilidades diversas, contemplar inteligências múltiplas e desenvolver pensamento crítico;
  • Desenvolvimento de uma postura de respeito à diversidade cultural e de valorização da sua própria cultura, preparando a criança para agir e interagir com sucesso em um mundo globalizado e interligado.

Conheça, agora, as principais características e resultados do programa:

1. Contato com o idioma como ele é falado, por meio de conteúdos de outras disciplinas.
  2. O professor usa apenas o inglês durante as aulas e de maneira natural.
  3. Foco na compreensão. Produção é a consequência do acúmulo de compreensão.
  4. Contato com o idioma por inteiro e não “aos pedaços”.
  5. A língua é usada para troca de mensagens significativas sobre conteúdo de matérias escolares.
  6. A aprendizagem subconsciente e a exposição ampla ao idioma levam o aluno a construir a própria linguagem de maneira autêntica e natural.
  7. Introdução da gramática para formatar a produção do aluno depois que ele já é capaz de se comunicar.
  8. Alunos autoconfiantes e capazes de se comunicar nas mais diversas situações dentro ou fora do país.
  9. Alunos altamente motivados com as aulas.

As aulas do programa são extremamente lúdicas, dinâmicas e significativas para os alunos, onde eles terão a oportunidade de vivenciar o idioma através de atividades práticas, manuais (recortar, colar, pintar, desenhar, construir maquetes, modelos etc.), experimentos, atividades que desenvolvem o pensamento lógico e crítico dos alunos, pesquisa em sites e aplicativos autênticos, aulas de campo, aulas de culinária, dramatização, projetos, projetos de leitura. Enfim, uma série de atividades diversificadas que tornam o processo muito mais dinâmico e prazeroso para os alunos.

O Systemic é o único programa bilíngue no Brasil credenciado pela Universidade de Cambridge para a aplicação dos conceituados exames Cambridge English. Isso confere prestígio e credibilidade aos colégios que aderem ao programa, pois eles se tornam um Centro Preparatório Cambridge. Com isso, os alunos a partir do 3º ano do Fundamental podem prestar os exames dentro do próprio colégio. É esperado que os alunos terminem o 9º ano do Ensino Fundamental com o Certificado Cambridge English First (FCE), um dos mais reconhecidos certificados no mundo para ingressos em universidades no Brasil e no exterior. A taxa de aprovação dos alunos que utilizam o programa Systemic Bilingual no Brasil é de 95% enquanto que a média de aprovação nacional gira em torno de 65%.

O material didático foi desenvolvido especialmente para o programa considerando os diferentes estilos de aprendizagem e os conceitos de inteligências múltiplas. É flexível, surpreendente, construído passo a passo pelos alunos da mesma forma como ele construirá a sua própria linguagem. Além disso, traz a interdisciplinaridade e respeito à cultura brasileira.