El día de los Muertos

💀Celebrando con La Catrina💀

✔Neste ano, a festa do dia dos mortos ganhou outra versão no Pollux. A professora Marcia, de Espanhol, e seus alunos montaram um altar mexicano em homenagem a Frida Kahlo, pintora que faleceu em 13 de julho de 1954.

Além de trabalhar todos os símbolos e o significado da data para os mexicanos, os alunos também pesquisaram🔍 a biografia de Frida, que tanto contribuiu para a arte🎨 em seu país, criando muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México.

A personagem La Catrina💀 – esqueleto de uma mulher da alta sociedade, que lembra as pessoas sobre a efemeridade das diferenças sociais diante da morte – é o maior símbolo dessa celebração no México.

“Uma representante” 💀😀da Catrina passou a semana na sala dos professores e no dia 31 de outubro “se fantasiou” de Frida.
Adoramos vivenciar essa cultura!👏😍

Sobre o Dia dos Mortos

No território mexicano o Dia dos Mortos é celebrado no dia 2 de novembro e é bastante difundido no país, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos e altares tudo aquilo que o morto mais gostava. No dia que antecede o evento reúne-se parentes e amigos para comer e beber e eles ficam “esperando” os mortos na madrugada. A festa conta com música, doces, bolos e as já tradicionais caveirinhas de açúcar, que são as preferidas entre os mais jovens.

Os símbolos do Dia dos Mortos acabaram tornando-se símbolos da cultura mexicana para outros países. A data é celebrada em diversas nações em que existe grande presença da população deste país. Um exemplo são os Estados Unidos e algumas outras regiões da América Central. Para se ter uma ideia da importância da data, ela é considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) como um dos Patrimônios da Humanidade.

Fonte: Infoescola