Nosso trabalho foca nas experiências e interações cotidianas das crianças. As atividades em grupo incentivam o pensamento crítico, a investigação, a formulação de hipóteses e a resolução prática de problemas, promovendo o protagonismo na construção do conhecimento e a conscientização sobre si mesmos e a sociedade.
Através de experiências sociais, as crianças observam, experimentam, argumentam e buscam diferentes soluções, tornando-se ativas e conscientes em suas próprias histórias, integrando tecnologia de forma equilibrada. Valorizamos as relações interpessoais e o desenvolvimento socioafetivo em todo o processo de ensino aprendizagem.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, priorizamos o desenvolvimento de habilidades como leitura, escrita, interpretação e organização dos estudos, sempre com foco na conscientização ambiental e na vivência da cultura brasileira.
Nosso Ensino Bilíngue é integrado ao currículo com sete aulas semanais, proporcionando uma experiência imersiva. A aquisição da língua inglesa ocorre de maneira natural e contextualizada, servindo como ferramenta para o ensino de outras disciplinas, como ciências, geografia e matemática.
No Ensino Fundamental Anos Finais, buscamos aprofundar o conhecimento dos alunos por meio de projetos que incentivam a corresponsabilidade, o pensamento científico e a autoria. Utilizando o material do Farias Brito (Editora Moderna), referência em qualidade e excelência acadêmica, promovemos um ensino que desafia os alunos a se tornarem autônomos de suas próprias histórias, com um aprendizado significativo e contextualizado.
Nessa etapa, o ensino bilíngue está integrado ao currículo, proporcionando uma aprendizagem mais rica e abrangente. Os alunos vivenciam uma imersão completa em inglês, ampliando suas competências linguísticas e culturais, e preparando-se para um mundo cada vez mais globalizado.
No Ensino Médio, nosso objetivo é preparar os estudantes para a vida adulta, para o ambiente profissional e para os desafios dos principais vestibulares. Através de uma abordagem que combina excelência acadêmica com o desenvolvimento de competências científicas e autorais, incentivamos os alunos a se tornarem agentes na sociedade.
Utilizamos o material do Farias Brito (Editora Moderna), desenvolvido em parceria com a Santillana, a maior editora e assessoria pedagógica do país. Para garantir um preparo sólido, aplicamos simulados do ENEM/ Provões bimestralmente, proporcionando ritmo de estudo, tempo de trabalho e participações nas olimpíadas aos alunos.
Além disso, oferecemos um programa bilíngue no contraturno, com imersão total em inglês durante 6 horas semanais. Essa experiência proporciona um ambiente de aprendizado dinâmico, preparando os alunos para a fluência no idioma e ampliando suas oportunidades no cenário global.
Nós adotamos o Bilingual School, um programa bilíngue em parceria com o Systemic, o primeiro programa de ensino bilíngue no Brasil que há mais de 16 anos faz sucesso nas escolas brasileiras. O programa utiliza a interdisciplinaridade como base e aborda assuntos dentro da matemática, ciências, artes, história, geografia, culinária e educação física integrando o conteúdo dessas matérias ao ensino de língua estrangeira de modo natural. A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação e instrução. Todos os alunos do 1º ao 9º anos podem participar do programa.
O Systemic não é uma escola de idiomas dentro do colégio, mas um programa bilíngue totalmente integrado à proposta político-pedagógica do Pollux. A proposta não é apenas ensinar inglês, mas ensinar em inglês e isso faz a maior diferença porque o aluno aprende a falar em outro idioma sem esforço, sem tradução e de forma natural, da mesma maneira que aprendeu português.
Veja alguns dos benefícios para os alunos:
Desenvolvimento natural da língua estrangeira em um processo que leva à fluência ao final do programa;
Aumento da autoconfiança e da segurança para se comunicar no idioma em qualquer situação, dentro ou fora do Brasil;
Vivência do idioma em um contexto rico em atividades variadas, desenhadas para potencializar habilidades diversas, contemplar inteligências múltiplas e desenvolver pensamento crítico;
Desenvolvimento de uma postura de respeito à diversidade cultural e de valorização da sua própria cultura, preparando a criança para agir e interagir com sucesso em um mundo globalizado e interligado
No Colégio Pollux, os períodos Intermediário e Integral oferecem uma experiência diversificada e enriquecedora, onde o aprendizado vai além da sala de aula. Em um ambiente que integra o desenvolvimento acadêmico, social e emocional, os alunos participam de atividades recreativas, esportivas e oficinas pedagógicas que estimulam a criatividade, a interação social e o amor pelo conhecimento.
Nosso programa inclui práticas esportivas que promovem saúde e ensinam valores como trabalho em equipe e disciplina, além de brincadeiras e atividades de leitura que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional. Também oferecemos acompanhamento nas tarefas de casa, com suporte de profissionais capacitados, tornando esse momento mais produtivo e prazeroso.
Acreditamos que uma educação integral é fundamental para formar cidadãos conscientes, criativos e preparados para os desafios do futuro. No Colégio Pollux, cada dia é uma nova oportunidade para aprender e crescer de forma divertida e significativa!
Impulsionando Habilidades, Além da Sala de Aula.
Desenvolvimento de Talentos, Liderança e Paixões para um Crescimento Integral e Sucesso Duradouro.
Com a chegada da cultura maker no nosso colégio, aperfeiçoamos continuamente nossas aulas para construir o conhecimento de uma forma inovadora e potencializar o aprendizado de maneira orgânica e interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades, de forma que os estudantes sejam exploradores e construtores do seu próprio mundo.
Com este objetivo, acreditamos que contribuímos com a aprendizagem dos estudantes, em três frentes:
Conteúdos significativos: fomentamos conteúdos curriculares de forma exploratória, instigante e mais significativa;
Competências ligadas à inovação: estimulamos nos estudantes as habilidades necessárias para construir e reinventar o mundo ao seu redor;
Competências socioemocionais: por meio de processos colaborativos, geramos oportunidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais, essenciais para enfrentar um mundo em constante mudança.
Pensando nessas competências, confirmamos que quando falamos em ensino maker, não nos referimos ao espaço maker do colégio ou aos recursos e materiais que ele possui, falamos de um currículo de cultura de inovação, associado ao conteúdo de disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Música, Geografia, História, que pode ser adaptado para outras áreas de conhecimento, dependendo da abordagem do tema da atividade proposta.
Desde que inserimos o ensino maker em nosso currículo, todas as nossas atividades são pensadas e planejadas com o objetivo de promover o protagonismo do estudante em relação ao seu processo de aprendizagem, através da cultura mão na massa, seja em uma situação presencial ou remota.
Para atender as demandas atuais, nosso projeto foi inteirado e aprimorado com o foco em competências como: empatia, autonomia, realização de projetos, por meio da gestão do tempo, recursos e espaço, experimentação com diversos tipos de materiais e resolução criativa de problemas, habilidades muito importantes para a sociedade do século XXI.